top of page
  • Foto do escritorJ.Maru

O que é Marugoto?


Aqui na J.Maru, as aulas têm uma abordagem diferenciada.

Nosso foco é a competência comunicativa, o que é muito diferente de simplesmente decorar palavras e formas gramaticais.

Incentivando a constante interação entre alunos e professor, criamos um ambiente leve, prazeroso e descontraído que chamamos de fun learning. Assim, todos ficam muito mais motivados para estudar.

Como fazer a aula ser divertida e repleta de conhecimento ao mesmo tempo?

Hoje no nosso blog, vamos falar sobre os livros MARUGOTO da Fundação Japão, material utilizado em nosso curso. Confira!

Marugoto é um conjunto de livros elaborados pela Fundação Japão que tem ênfase no uso de nihongo para comunicação. Outra ênfase do material é fazer as pessoas refletirem sobre o respeito e a compreensão das diferentes culturas pelo aprendizado da língua japonesa. O nome significa algo “que envolve tudo”(まるごと). Ou seja: o material engloba tanto aspectos da cultura tradicional quanto elementos contemporâneos, com curiosidades, explicações e o uso prático do idioma no dia a dia.

Os livros seguem o Japan Foundation Standard para o Ensino da Língua Japonesa.


O que é JF Standard?

JF Standard para o Ensino da Língua Japonesa é uma ferramenta baseada nos conceitos do CEFR (Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment) e é dividido nos seguintes níveis de proficiência:

Nível A1 Entende e usa expressões cotidianas comuns e frases básicas para satisfazer as necessidades específicas. Apresenta a si mesmo e outras pessoas, faz e responde perguntas sobre informações pessoais, como endereço, quem conhece e sobre seus pertences. Interage de forma simples, com o auxílio de outra pessoa que fale devagar.

Nível A2 Entende frases e expressões usadas com frequência em áreas específicas, como informações pessoais básicas de si próprio, familiares, compras, vizinhança, trabalho, entre outros. Faz troca de informações sobre assuntos simples e familiares do cotidiano. Explica com palavras simples sobre seu histórico, situação ao redor e assuntos das áreas diretamente ligadas por necessidade.

Nível B1 Se for falado na forma padrão, entende os principais pontos da conversa sobre temas familiares que são normalmente encontrados no trabalho, escola, lazer entre outros temas. Consegue lidar com a maioria das situações durante uma viagem em uma região onde essa palavra é falada. Pode produzir um texto contextualmente conectado de forma simples sobre temas familiares e de interesse pessoal. Consegue explicar sobre as experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições e dar uma breve explicação do motivo do plano e opinião.

Nível B2 Entende o conteúdo principal de textos complexos sobre temas abstratos e concretos, incluindo discussões técnicas em sua área de especialização. Fluência e naturalidade para interagir com falantes nativos. Pode criar um texto claro e detalhado sobre vários temas, explicar seu ponto de vista e mostrar pontos fortes e fracos de distintas opções.

Nível C1 Entende vários tipos de textos bem longos com conteúdos difíceis e compreende o significado implícito. Expressa-se com fluência e naturalidade. Usa linguagem flexível e eficaz de acordo com propósitos sociais, acadêmicos e profissionais. Escreve um texto claro, bem estruturado e detalhado sobre temas complexos. Nesse momento, percebe-se que a pessoa domina a forma de usar as expressões das palavras, frases, conexões e ligação de frases que compõem o texto.

Nível C2 Entende com facilidade praticamente tudo o que ouve ou lê. Consegue resumir as informações obtidas de diferentes fontes faladas e escritas, e sabe reconstruir os fundamentos e as questões de maneira consistente. Expressa-se corretamente com fluência e naturalidade, sabendo diferenciar pequenos detalhes do significado, mesmo em situações mais complexas.

Já estuda nihongo e quer saber o seu nível? Faça o teste neste link https://www.marugoto-online.jp/info/level_check_test/?lang=eng

Katsudoo e Rikai

O MARUGOTO é dividido em 2 módulos:

  • Katsudo: o estudante aprende a usar o idioma de acordo com situações específicas e objetivos propostos. Este módulo é indicado para quem tem interesse na cultura japonesa e quer aprender termos simples para conversar.

  • No módulo Rikai, o estudo é feito por 4 competências: ler, escrever, ouvir e falar. Indicado para quem quer estudar a escrita mais profundamente e proceder até acima do nível intermediário. A melhor maneira de conhecer o MARUGOTO é na prática. Veja mais detalhes do nosso curso no site da J.Maru

Diferenciais (https://www.jmaru.com.br/diferenciais-2)

Marque uma aula demonstrativa na J.Maru.

bottom of page