top of page
  • Foto do escritorJ.Maru

JAPÃO: 3ª MAIOR ECONOMIA DO MUNDO


Dia após dia, o Japão foi se recuperando de toda a destruição causada pela derrota na 2ª Guerra Mundial.

As consequências das bombas atômicas assombraram as pessoas, mas aos poucos, os doentes foram tratados, as cidades foram reconstruídas e os traumas estão sendo superados. Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos reduziram sua ocupação, e o Japão passou a ser um importante aliado.

Hiroshima (広島市 - ひろしまし) e Nagasaki (長崎市 - ながさきし) renasceram das próprias cinzas e tornaram-se símbolos internacionais da paz. A impressionante recuperação do Japão levou o país à posição de 3ª maior economia do mundo.


Algumas curiosidades do Japão contemporâneo.

Shinjuku não é a maior estação de trem do mundo em número de plataformas, mas é uma das mais movimentadas: 3,6 milhões de passageiros diariamente, quase 7 vezes mais que a movimentação na estação da Sé, em São Paulo.

O trem-bala ou 新幹線 (しんかんせん - Shinkansen) é um dos símbolos da potência tecnológica que o Japão se tornou. Em 2020, os japoneses lançaram o trem-bala mais rápido do mundo, que atinge 360km/h e resiste a terremotos. すごい!

Outra curiosidade são os vasos sanitários tecnológicos. Inovadores e com foco no conforto, os assentos possuem regulagem de temperatura e esguicho d'água usado para a higiene, com pressão regulada por um painel.


Em 2018, os japoneses tiveram o 9º melhor Índice Global da Paz, com uma taxa de 0,28 homicídios para cada 100 mil habitantes. Isso faz do Japão um dos países mais seguros do mundo.


Trabalho e estudos para estrangeiros.


Com esses atrativos, o Japão é um dos destinos favoritos para estudantes de intercâmbio ou profissionais à procura de oportunidades de trabalho.

O Brasil, com a maior comunidade japonesa fora do Japão, é bem familiarizado com esse assunto.

Os Nisseis e Sanseis daqui certamente já ouviram o termo Dekasegi (出稼ぎ - でかせぎ - Decasségui). A palavra já até foi aportuguesada e consta no dicionário.

No começo dos anos 80, muitos brasileiros migraram para o Japão procurando emprego e melhores condições financeiras. A inflação no Brasil era alta e o Japão precisava de mão de obra.

Dependendo de como vai a economia, esse fluxo migratório de brasileiros decasséguis aumenta ou diminui.

Outra modalidade comum de trabalho no Japão é o Arubaito (アルバイト). Escrito em katakana porque a origem do termo é a palavra alemã "arbeit".

Os "arubaitos" são os empregos temporários. Oportunidades de trabalho procuradas principalmente por estudantes no período de férias escolares.


Aqui no blog, já demos várias dicas para quem procura intercâmbio ou outras oportunidades no Japão.


E aí? Aumentamos sua vontade de ir para o Japão? Entra em contato com a gente e faça um dos nossos cursos.

bottom of page