top of page
  • Foto do escritorJ.Maru

Como conseguir uma bolsa para estudar no Japão?



Já demos aqui no blog uma série de dicas de preparação para você passar um tempo no Japão. Seja para estudar, trabalhar ou passear, é sempre bom conferir tudo que é preciso e evitar contratempos ou surpresas. Vale uma lida:


Hoje, vamos ser um pouco mais específicos e conhecer alguns programas de bolsas de estudo para o Japão.

行きましょう! (Ikimashoo!)


MEXT O MEXT do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão é o principal programa de bolsas de estudo para o Japão. As bolsas garantem isenção de anuidade nos cursos, passagem de ida e volta, curso de língua japonesa e um valor para a manutenção do estudante no país. Veja mais detalhes no site da embaixada do Japão:


Japan Foundation Fellowship Program Este programa anual oferece oportunidades para pesquisadores de graduação e pós-graduação. Acadêmicos que trabalham com Ciências Sociais ou Humanas são elegíveis para o prêmio anual. A Fundação tem interesse em apoiar o intercâmbio cultural, artístico, intelectual e desenvolver o ensino da língua japonesa no exterior. Veja mais detalhes aqui:


TEAN Scholarships from The Education Abroad Network Uma rede de intercâmbios que inclui desde processos seletivos específicos, programas baseados em méritos e outros mais comuns. Há também bolsas integrais para um curso de sua escolha e a rede oferece uma segunda oportunidade de financiamento (chamada de TEAN Sequel Grant). Saiba mais aqui: https://teanabroad.org/how-it-works/financing-your-study-abroad-program/scholarships/

KUT PhD Scholarships in Engineering for International Students Um programa que seleciona todos os anos estudantes internacionais de doutorado com bom histórico acadêmico para projetos de pesquisa específicos. Criado em 2003 para apoiar a pesquisa avançada da Kochi University of Technology (KUT). Os estudantes podem cursar seus respectivos programas em inglês e, ao mesmo tempo, ajudar o professor anfitrião em seus projetos de pesquisa. O acadêmico precisa ter menos de 35 anos e comprovar fluência na língua inglesa.


JFUNU Scholarships for PhD in Sustainability Science Um programa específico para estudos de sustentabilidade. As bolsas estão disponíveis para estudantes de destaque de países em desenvolvimento que possam comprovar necessidade de assistência financeira. Os acadêmicos precisam ter admissões no Programa de Doutorado em Ciências da Sustentabilidade oferecido no Instituto Universitário das Nações Unidas para o Estudo Avançado de Sustentabilidade (UNU-IAS). Confira mais detalhes aqui: https://ias.unu.edu/en/admissions/degrees/phd-in-sustainability-science-2022.html#overview


Alguns dos cursos não precisam de #nihongo avançado, mas para aproveitar ao máximo, vale a pena estudar.

Fala com a gente e conheça os cursos da J.Maru.


Opmerkingen


bottom of page