top of page
  • Foto do escritorJ.Maru

Maneiras de dizer "Eu" em japonês


Uma característica muito curiosa e peculiar do idioma japonês são as formalidades. Você já deve ter ouvido falar do Keigo (honorífico), uma linguagem de tratamento normalmente utilizada nas relações de hierarquia no trabalho, por exemplo.

Só o Keigo (敬語) valeria um post inteiro e detalhado sobre o assunto. É um dos tópicos que mais intriga os estudantes de japonês.

Mas, hoje, vamos falar apenas de uma curiosidade.

Quantas maneiras diferentes podemos dizer “eu” em japonês?

Atualmente, há 3 maneiras mais comuns, que variam com a intimidade, intenção e contexto do diálogo.


  • 私 (わたし- Watashi) - A maneira mais comum de se referir a si mesmo. As mulheres utilizam esta forma mais do que homens, porém, em ambientes formais, todos a usam.

  • 僕 (ぼく - Boku) - Uma maneira meio formal, meio informal usada pelos homens. Comum entre amigos.

  • 俺 (おれ - Ore) - Bem informal. Mais utilizado por homens e é comum em situações de luta, tanto em mangás quanto animes, por exemplo.

Complicado? Acima, são as maneiras mais comuns de falar “eu”. Só que tem muito mais. Formais, informais, algumas ouvidas apenas em doramas de época, há em torno de 68 maneiras.

Confira a abordagem bem-humorada do assunto no vídeo abaixo.



Não precisa se preocupar. A maioria das formas do vídeo caiu em desuso e, aqui na J.Maru, você aprende o idioma que é usado na prática. Fale com a gente, tire suas dúvidas e marque uma aula experimental.

bottom of page