top of page
  • Foto do escritorJ.Maru

Japonês, uma imersão no idioma


Para estudar um idioma como o japonês, é essencial estar em contato com ele o maior tempo possível. Pensar, falar, ouvir, ler, escrever e conviver com seus termos, palavras e expressões.


Diferente do inglês, que é bem mais fácil de encontrar conteúdo nos streamings, redes sociais e dia a dia, o nihongo não tem uma participação muito grande no cotidiano do brasileiro.


Para quem mora em São Paulo, encontrar conteúdos em japonês é uma tarefa um pouco mais simples: é só passar no bairro da Liberdade para ver placas, produtos, livros, mangás, revistas entre outros.


Mas ainda assim, é um local muito específico e nem todo mundo tem essa disponibilidade de frequentar a região.


Então, como um estudante de japonês pode fazer uma boa imersão no estudo do idioma?

A gente separou umas dicas neste post. 読みましょう!


Falando japonês sozinho

Alguns têm sorte de ter alguém para praticar conversação, como familiares, amigos no Japão ou mesmo outros estudantes de nihongo.


Para quem não tem um parceiro de estudo, a dica é falar “sozinho”. Não precisa parecer doido: converse em japonês com o cachorro, fale o que vai fazer ou descreva o que está fazendo no momento em voz baixa, como se fosse um “narrador” do seu cotidiano.


Diário

Compre um caderno e comece a escrever um diário. Escreva com o vocabulário que você tem como foi o seu dia e suas atividades.


A cada frase, você pode relembrar os kanjis, aprender outros, decorar a ordem dos traços, ficar fluente em hiragana/katakana ou mesmo conhecer novos termos. Aos pouquinhos, seu conhecimento vai aumentando com a prática do dia a dia.


Streaming

Embora as obras em inglês sejam mais numerosas, é possível encontrar uma boa variedade de filmes, animes e doramas atuais em japonês.


Qual o seu estilo favorito? Comédia, romance ou ação? Coloque a cultura japonesa na sua rotina.


Música

Rock, enka, pop, blues, soul, jazz… Tem música de todos os estilos para você curtir.


Para estudar com letras a dica é encontrar suas músicas favoritas transcritas em hiragana ou kanji.


Uma boa indicação de app é o Jade Reader, que mostra a leitura dos kanjis em hiragana. Disponível para Android. (Link de acesso ao Google Play)


Se quiser acompanhar textos no computador, use as extensões:

Rikaichan (Firefox) e Rikaikun (Chrome). Nelas, você passa o mouse nas palavras e vê a leitura do kanji.



Apps

A gente está sempre grudado no smartphone, então podemos também usar este tempo para estudar. Tem diversos apps de jogos, quiz e questões de provas que você pode usar para passar o tempo.


No nosso instagram, sempre estamos dando dicas. Fique ligado por lá: @‌jmaru.falejapones


Podcasts

Outra boa dica é acompanhar podcasts em nihongo. Tem conteúdo para todos os níveis, de básico a avançado.


Listamos alguns aqui:


Aulas para estudar japonês, sim.

Além de todas as dicas acima, deixamos a mais importante por último: faça aulas.


Aqui na J.Maru, utilizamos uma abordagem comunicativa e fun learning. Saiba mais sobre o nosso método neste outro post: Diferenciais do curso de japonês na J.Maru.




Comentários


bottom of page